sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Fan Page ou Perfil para sua empresa?



PORQUE SUA EMPRESA DEVE TER UMA FAN PAGE NO FACEBOOK


As redes sociais estão mesmo em alta, só para ter uma ideia, os valores investidos em mídias sociais devem atingir um montante próximo de US$ 10,3 bilhões em 2011, isso representa um aumento de 41% em relação ao ano de 2010. Esses são dados da projeção do Gartner, empresa de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Na maior rede social do mundo, o Facebook, as empresas conquistaram o seu espaço no mar de quase 800 milhões de usuários, 30 milhões apenas no Brasil. Em 2011 o Facebook ultrapassou o Orkut como a maior rede social do país.
Não foi por acaso que o Facebook se tornou a rede queridinha das empresas, de longe é o canal que oferece a melhor experiência de relacionamento e engajamento entre empresa e cliente, neste caso, fãs, por meio das famosas Fan Pages e as estratégias de Facebook Marketing. Mas…

O QUE É UMA FAN PAGE?


É muito simples definir uma Fan Page (página de fãs), são páginas construídas para possibilitar  o relacionamento na rede entre consumidores e as marcas. Elas existem para que as organizações, empresas, celebridades e bandas transmitam suas informações ao seus seguidores ou ao público que escolher se conectar a elas. São muito parecidas com os perfis, você pode adicionar fotos, plugin sociais e mais algumas ferramentas que facilitam seu uso.
Mas já que uma Fan Page é tão parecida com um perfil comum de usuário, porque eu deveria ter uma para minha empresa, não seria a mesma coisa?

POR QUE UMA FAN PAGE E NÃO UM PERFIL PARA MINHA EMPRESA?


Como o Facebook é moda agora, muitas empresas se aventuram nesse meio sem conhecer o terreno onde estão pisando, é bem típico a história do “sobrinho” que acha que entende alguma coisa e acaba cometendo um erro comum, cria um perfil da empresa. Sim, é um erro, nem me venha com a historinha de que é mais fácil conseguir fãs, que a interação é melhor, e outras desculpas. Se você faz isso, é por falta de conhecimento das regras básicas do jogo chamado Marketing de Mídia Social, ou para os mais fresquinhos, Social Media (xoxial midea). Vou explicar por que é uma erro:

01 – QUESTÕES LEGAIS


O Facebook não cresceu por acaso, não é uma coisa zuada onde qualquer um chega e faz o que quer, existem regras e termos de uso. Os termos de serviço da rede definem que cada um pode ter um único perfil e obrigatoriamente deve ser de uso pessoal. Isso significa que se você abrir um perfil da empresa e usá-lo como tal, fazendo propaganda e promoções, o Facebook tem o direito de remover seu perfil a qualquer momento, uma vez que você está ferindo os termos de uso da ferramenta.
Agora imagina a situação, depois de conseguir lá 3 mil fãs, o Facebook simplesmente apaga você de uma hora para outra. Sim, ele pode fazer isso a qualquer momento.

02 – LIMITE DE CONEXÕES


Todo perfil pode ter no máximo 5 mil fãs. Muita gente (principalmente artistas) usa a tática de criar um segundo perfil, mas cara, isso não é Orkut, mais uma vez eu friso, existem regras e eu acabei de dizer que só se pode ter um perfil por pessoa.
5 mil fãs para uma marca pode até parecer um número alto, mas não é difícil chegar nesse número. No Brasil, a fan page do Guaraná Antártica é a líder (entre as marcas) da rede social com 1.626.639 fãs. Entre as celebridades está o jogador Kaká com impressionantes 11.824.700 fãs. Você quer mesmo ficar limitado a 5 mil fãs?
Outro detalhe, eu e com certeza mais um monte de gente, odeia ter que ficar esperando a aprovação de alguém para ser “amigo”, e se eu estou no comando do perfil, é fácil confirmar o pedido de 10 pessoas, mas e se de repente aparecer 1000 solicitações? Com a fan page esse problema não existe, basta o usuário clicar em curtir e pronto.
Se você já fez a cagada, não tem problema, existe maneiras de concertar, pergunte-me como… eu te repondo a um preço justo, rsrsrs…

03 – MENSAGENS


Com o perfil você pode enviar uma mensagem para apenas 20 amigos de cada vez. Imagine o trabalho que você terá com um perfil com 2000 fãs. Com a fan page, suas mensagens são disparadas em larga escala.

04 – CUSTOMIZAÇÃO


Essa é a parte que eu gosto mais, por quê? No seu perfil, você não consegue fazer isso:
Apenas na fan page é possível personalizar páginas de entrada para quem ainda não é fã, criar abas diferenciadas com conteúdos como vídeos, fóruns, informações sobre produtos, sem falar da integração com RSS, Twitter e outros aplicativos. Em 2011 foi aprovado no Brasil o Social Commerce por meio do Facebook, isso mesmo, agora você pode montar uma loja on-line direto no facebook.
Com a utilização de iFrames, as possibilidades são muitas, você pode ir de uma simples imagem a algo mais complexo como uma página web completa, ou até mesmo joguinhos em flash por exemplo.
O que não for possível nas abas, pode ser feito com aplicativos personalizados.

05 – ESTATÍSTICAS


Você não gostaria de saber como anda a reputação social da sua marca? Com uma página de fãs, isso é possível por meio do Facebook Insights. Obtenha relatórios que apresentam a evolução da sua fan page em dados demográficos (idade e sexo dos fãs) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, etc).

06 – CAMPANHAS E PROMOÇÕES


Lembrando mais uma vez os termos de uso do Facebook, o uso comercial do perfil não rola e a qualquer hora você pode ser punido pelo tio Zuckerberg (criador e chefão da bagaça). Como no uso corporativo, a personalização de abas e a criação de aplicativos é um beneficio das fan pages, fica a cargo da sua mente criativa o desenvolvimento de campanhas, promoções e concursos culturais na rede social, mas vale a leitura dos termos publicidade.
Uma dica quente, sempre promova a interação e o compartilhamento, as táticas tradicionais de marketing nas mídias de massa como TV, Rádio, Revistas, etc, tendem a não funcionar nas redes sociais.

A GRANDE DESCULPA ESFARRAPADA


Ok, mas com a fan page fica mais difícil conseguir fãs porque eu não posso adicioná-los como eu faço no perfil, eu tenho que esperar que eles cliquem no botão curtir da página.
Meu querido, se você ainda vê isso como um problema, leia o texto outra vez porque você não entendeu nada. Marketing de mídia social não é igual ao marketing tradicional, as pessoas devem se tornar fãs da sua marca por que elas realmente se interessam por ela e não porque você as “forçou” solicitando sua amizade. A qualidade sempre será melhor que a quantidade, se as pessoas não curtem sua marca por vontade própria, desculpe, ou ela não é relevante ou você ta fazendo alguma coisa errada.
Existem diversas maneiras de atrair fãs para sua fan page, mas isso são cenas para os próximos capítulos.


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