ENCONTRE UM MENTOR E COPIE TUDO O QUE ELE FAZ
Não é novidade pra quem acompanha este blog que eu
evangelizo que “conhecimento é tudo”. Mas isso não é algo que eu
inventei. Pelo contrário, apenas repito o que ouço de todos os grandes
líderes. E, por questão de bom senso, sei que faz todo sentido. E não
tenho dúvida de que você também pensa assim. Afinal, quem poderia dizer
que ter o máximo de conhecimento não é algo louvável? Ninguém, não é
mesmo? E hoje em dia, manter-se informado é algo extremamente prático.
Só não tem acesso a informação quem não quer.
A questão é que por mais que o conhecimento esteja ao
alcance de todos, ainda há quem não consiga encontrar seu caminho. E
entra aqui um ponto bem importante: a escolha de um mentor – ou de
alguns mentores. Uma pessoa que viveu uma história, que acumulou
experiências e que agora pode ajudá-lo a encontrar seu próprio caminho.
Isso pode ser meio contraditório, afinal, se há tantas fontes de
informações disponíveis, porquê é preciso ter mentores. Talvez o fato de
haver tantas fontes assim torne ainda mais necessário que você encontre
alguém que lhe guie, alguém que lhe inspire… O seu mentor no marketing multinível.
O que um mentor pode fazer por mim
Anos atrás, quando eu decidi abraçar essa indústria,
eu parti para devorar tudo o que encontrava em livros, cursos,
treinamentos, tudo mesmo. Eu encontrei pela frente um mundo de idéias,
dicas, conselhos e resolvi testar um pouco de cada coisa. Como
resultado, desperdicei muita energia. Com o passar do tempo,
identifiquei em algumas pessoas características que achei compatíveis
com meu ponto de vista e passei a lhes dar ouvidos – e a observar seus
passos. E isso foi de grade valia para mim.
Algumas dessas pessoas eu elegi como meus mentores e
as transformei em filtros que só me permitissem ter acesso à informações
testadas e aprovadas. E é isso que um mentor pode fazer por você:
aconselhar-lhe com os conselhos certos. Foram essas pessoas, suas
histórias, seus ensinamentos, que me fizeram enxergar uma luz dentro de
todo o emaranhado de informação no qual eu havia me metido. Isso
aconteceu naturalmente e é assim que eu lhe aconselho que você também
busque seus mentores: de maneira natural. Lendo livros, participando de
treinamentos, seminários, fazendo cursos…
Claro que no princípio você terá que se expor a um
certo volume de informações, até que encontre o que faz sentido pra si.
Mas haja de maneira a identificar o quanto antes à quem dar ouvidos e
então ouça! A cada dia uma enxurrada de pessoas tem tido contato pela
primeira vez com o MMN e a maioria começa a “mirabolar”, a pensar em
novas maneiras de fazer a coisa dar certo, a inventar atalhos e a buscar
por “um mapa da mina”. Não seja mais uma dessas pessoas… Ouça quem tem
experiência! Tenha a humildade de aprender com seu patrocinador – ou com
o patrocinador dele. Ou com o mentor que você escolher… Acredite, esse é
o melhor caminho.
Como encontrar meu mentor no MMN
No marketing multinivel, seu mentor imediato,
teoricamente, deve ser seu patrocinador – ou o líder mais competente de
sua upline imediatamente acima de você. Ele deve lhe dar as coordenadas
do negócio, do trabalho a ser feito, da postura a ser adotada e,
inclusive, deve munir-lhe com informações, treinamentos, cursos e
conselhos de outros mentores. Mentores esses que provavelmente já o
ajudaram. Essa é a palavra mágica do multinível:
“duplicação”. Isso significa que seu mentor/patrocinador deve
“duplicar” tudo o que ele já aprendeu e que já pôs em prática. E esse é o
grande objetivo desse post: ajudá-lo a evitar tentar inventar tudo por
conta própria.
Não foi assim que as pessoas de sucesso chegaram lá.
Elas não inventaram! Apenas copiaram…
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