quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MENTOR


ENCONTRE UM MENTOR E COPIE TUDO O QUE ELE FAZ


Não é novidade pra quem acompanha este blog que eu evangelizo que “conhecimento é tudo”. Mas isso não é algo que eu inventei. Pelo contrário, apenas repito o que ouço de todos os grandes líderes. E, por questão de bom senso, sei que faz todo sentido. E não tenho dúvida de que você também pensa assim. Afinal, quem poderia dizer que ter o máximo de conhecimento não é algo louvável? Ninguém, não é mesmo? E hoje em dia, manter-se informado é algo extremamente prático. Só não tem acesso a informação quem não quer.
A questão é que por mais que o conhecimento esteja ao alcance de todos, ainda há quem não consiga encontrar seu caminho. E entra aqui um ponto bem importante: a escolha de um mentor – ou de alguns mentores. Uma pessoa que viveu uma história, que acumulou experiências e que agora pode ajudá-lo a encontrar seu próprio caminho. Isso pode ser meio contraditório, afinal, se há tantas fontes de informações disponíveis, porquê é preciso ter mentores. Talvez o fato de haver tantas fontes assim torne ainda mais necessário que você encontre alguém que lhe guie, alguém que lhe inspire… O seu mentor no marketing multinível.

O que um mentor pode fazer por mim

Anos atrás, quando eu decidi abraçar essa indústria, eu parti para devorar tudo o que encontrava em livros, cursos, treinamentos, tudo mesmo. Eu encontrei pela frente um mundo de idéias, dicas, conselhos e resolvi testar um pouco de cada coisa. Como resultado, desperdicei muita energia. Com o passar do tempo, identifiquei em algumas pessoas características que achei compatíveis com meu ponto de vista e passei a lhes dar ouvidos – e a observar seus passos. E isso foi de grade valia para mim.
Algumas dessas pessoas eu elegi como meus mentores e as transformei em filtros que só me permitissem ter acesso à informações testadas e aprovadas. E é isso que um mentor pode fazer por você: aconselhar-lhe com os conselhos certos. Foram essas pessoas, suas histórias, seus ensinamentos, que me fizeram enxergar uma luz dentro de todo o emaranhado de informação no qual eu havia me metido. Isso aconteceu naturalmente e é assim que eu lhe aconselho que você também busque seus mentores: de maneira natural. Lendo livros, participando de treinamentos, seminários, fazendo cursos…
Claro que no princípio você terá que se expor a um certo volume de informações, até que encontre o que faz sentido pra si. Mas haja de maneira a identificar o quanto antes à quem dar ouvidos e então ouça! A cada dia uma enxurrada de pessoas tem tido contato pela primeira vez com o MMN e a maioria começa a “mirabolar”, a pensar em novas maneiras de fazer a coisa dar certo, a inventar atalhos e a buscar por “um mapa da mina”. Não seja mais uma dessas pessoas… Ouça quem tem experiência! Tenha a humildade de aprender com seu patrocinador – ou com o patrocinador dele. Ou com o mentor que você escolher… Acredite, esse é o melhor caminho.

Como encontrar meu mentor no MMN

No marketing multinivel, seu mentor imediato, teoricamente, deve ser seu patrocinador – ou o líder mais competente de sua upline imediatamente acima de você. Ele deve lhe dar as coordenadas do negócio, do trabalho a ser feito, da postura a ser adotada e, inclusive, deve munir-lhe com informações, treinamentos, cursos e conselhos de outros mentores. Mentores esses que provavelmente já o ajudaram. Essa é a palavra mágica do multinível: “duplicação”. Isso significa que seu mentor/patrocinador deve “duplicar” tudo o que ele já aprendeu e que já pôs em prática. E esse é o grande objetivo desse post: ajudá-lo a evitar tentar inventar tudo por conta própria.
Não foi assim que as pessoas de sucesso chegaram lá. Elas não inventaram! Apenas copiaram…

Nenhum comentário:

Postar um comentário